fechar× Entre em contato (71) 98103-0300

Conscientização sobre reciclagem é tema de ações da Braskem

blog-image
Pelo segundo ano, a Braskem estará presente na Virada Sustentável Salvador, maior festival de mobilização, cultura e educação para a sustentabilidade da América Latina. Em 2018, a Virada será realizada de 29 de novembro a 02 de dezembro, com acesso gratuito às mais de 150 atividades, que ocupam mais de 35 espaços da capital baiana. Nesta edição do evento, a Braskem reforçará a importância da reciclagem e estará presente no painel de abertura, dia 29, das 10h30 às 12h30, no Espaço Cultural da Barroquinha, com o tema Inovação e Sustentabilidade.

Fabiana Quiroga Garbin, diretora da Área de Reciclagem e Plataforma Wecycle da Braskem, participará do painel com foco nas abordagens de convergência: Economia Circular e Reciclagem. Fabiana, na Braskem há 16 anos, tem formação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e pós-graduação em Direito Trabalhista e Contratual pela PUC-SP. Na Braskem, atuouno suporte jurídico e no apoio à busca de soluções empresariais para diversas áreas, tais como Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Logística, Conformidade, Comercial e Inovação e Tecnologia.

Participam ainda do debate André Fraga, secretário da Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação; Marcos Cândido Carvalho, co-fundador e coordenador de Arteducação do Projeto Axé e um representante do Ministério do Meio Ambiente. Antes, às 9h30, acontece a solenidade oficial de abertura da Virada Sustentável Salvador 2018, com o diretor-executivo do Instituto Virada Sustentável e idealizador do Festival, André Palhano; a responsável pelo Marketing Institucional da Braskem para Bahia e Alagoas, Laís Campos; o assessor sênior do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Brasil, Haroldo Machado Filho; e a condutora do Movimento Salvador Meu Amor e gestora da Virada, Alice Barreto.

Já no final de semana (dias 01 e 02 de dezembro), crianças e adultos serão desafiados na dinâmica Recicle suas Ideias, que acontecerá no Parque da Cidade. Semelhante a uma "máquina de garra", presente em muitos parques de diversão dos anos 1990, a atividade deve ser cumprida em duplas e consiste em selecionar o local correto para o descarte de bolas, que representam produtos do dia a dia, em um tempo pré-determinado. Após a conclusão da atividade, monitores irão explicar os erros e acertos, incentivando o conhecimento sobre reciclagem e esclarecendo dúvidas.

A participação da Braskem está alinhada com seus princípios de sustentabilidade, que foram definidos com base nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), determinados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015. Vale ressaltar que, como membro da Rede Brasileira do Pacto Global da ONU, a empresa teve contribuição ativa na construção dos ODS.

“A Braskem apoia a Virada Sustentável desde o primeiro ano. Acreditamosna força do projeto em reunir conteúdo e ações pela cidade abertas para a população. A Braskem está globalmente comprometida em trabalhar ações que desenvolvam a economia circular e queremos incentivar o olhar do cidadão para pequenas atitudes do dia a dia que podem impactar muito positivamente o desenvolvimento sustentável da cidade", ressalta Ana Laura Sivieri, gerente de Marketing Institucional da Braskem.

Desde a primeira edição em São Paulo, em 2011, a Braskem é a principal patrocinadora da Virada Sustentável, por enxergar na ação grande potencial para sensibilizar a população por meio da arte, da cultura e sobre a importância de todos para uma sociedade mais responsável. Empenhada em ampliar a iniciativa, a empresa apoiou também as edições em Porto Alegre (RS)e no Rio de Janeiro (RJ), realizadas em abrile junho deste ano, respectivamente.

Mais de 100 projetos de coletivos, artistas, oficineiros, escolas, universidades,ONGs, iniciativa pública e privada foram mapeados para compor a programação da Virada Sustentável Salvador 2018. De palestras, debates e vivências a atividades educativas, ambientais eartísticas, com direito a dois dias de shows, reunindo seis bandas. Os eventos eatividades irão acontecer em diferentes pontos da cidade, do Centro Histórico aoSubúrbio, de Itapuã a Cajazeiras, da Cidade Baixa ao Parque da Cidade.

A Virada Sustentável Salvador 2018 é promovida pelo Instituto ViradaSustentável, com patrocínio da Braskem, via Lei de Incentivo à Cultura – LeiRouanet, e realizada pelo Movimento Salvador Meu Amor. O Festival tambémconta com o apoio do PNUD, Ministério do Meio Ambiente e Prefeitura Municipal de Salvador; com co-patrocínio da Liberty Seguros e apoio da Booking.

Serviço:
O quê: Virada Sustentável Salvador 2018
Onde: Parque da Cidade, Centro Cultural da Barroquinha, praças e museus do Centro Histórico de Salvador, Palacete das Artes, Casa da Música, Sociedade Protetora dos Desvalidos, entre outros.
Quando:de 29/11 a 02/12
Mais informações: www.viradasustentavel.org.br
O quê: Solenidade de Abertura
Quando: 29/11, das 9h30 às 10h30
Onde: Centro Cultural da Barroquinha (Rua do Couro, s/n, Barroquinha)
Participação:André Palhano (Instituto Virada Sustentável), Laís Campos (Braskem), Haroldo Machado (PNUD Brasil) e Alice Barreto (Salvador Meu Amor)
O quê: Painel de Abertura
Quando: 29/11, das 9h30 às 12h30
Onde: Centro Cultural da Barroquinha (Rua do Couro, s/n, Barroquinha)
Tema: Inovação e Sustentabilidade - Abordagens de convergência: Economia Circular e Reciclagem
O quê: Recicle Suas Ideias
Quando: 01 e 02 de dezembro (sábado e domingo), das 10h às 17h
Onde: Parque da Cidade (Av. Antônio Carlos Magalhães, s/n, Itaigara, Salvador – BA)